Header Ads Widget

header ads

VAMOS FALAR SERIO SOBRE PH GANSO? MAS VOCES ESTÃO PREPARADOS PARA ESSA CONVERSA?

Paulo Henrique de Chagas Lima, mais conhecido como Paulo Henrique Ganso ou simplesmente Ganso (Nascido em 12 de outubro de 1989), é um jogador brasileiro que atua como meio-campo e  atualmente joga pelo Fluminense Até aí nada de novo. Começou no Tuna-Luso depois Paysandu e subiu para os profissionais no Santos. Novidade para alguém????
Passou pela seleção sub 20 em 2009, pela sub 23 em 2012 , prata nos jogos olímpicos de Londres em 2012 e com passagens esporádicas pela principal entre 2010 a 2016, sendo muito pedido pela torcida brasileira para copa de 2010. Eu sei, tudo isso vocês já sabiam!

VAMOS AO QUE INTERRESA, ACHO...

Começou de vez como titular em 2008 pelo Santos. Em 23 de janeiro de 2008, renovou seu vínculo com o clube por cinco anos,sendo promovido a equipe profissional.Estreou em 17 de fevereiro, contra o Rio Preto, pelo Campeonato Paulista de 2008. A má fase enfrentada pela equipe santista no campeonato afetou o desempenho do atleta. Em quatro jogos não marcou nenhum gol nem teve atuação destacada.
No Campeonato Brasileiro de 2008, PH Ganso pouco foi notado. A fraca campanha da equipe constantemente brigando contra o rebaixamento impossibilitou boas exibições do meia que esteve em campo em apenas três jogos sem nenhum gol marcado.

Em 2009 o meia permaneceu no Santos para a disputa do Campeonato Paulista de 2009. Na partida contra o Guarani  sob o comando do treinador interino Serginho Chulapa, finalmente marcou seu primeiro gol que selou a vitória santista por 3 a 1.  Aproveitando a má fase do meia  Lúcio Flávio não demorou para ter mais chance entre os titulares da equipe mostrando um futebol técnico e maduro. Paulo Henrique participou de quinze partidas, conquistando com o Santos o vice-campeonato, mas foi no Brasileiro de 2009 suas boas atuações e com multa estipulada em 137 milhões de reais e válido até julho de 2014. Apesar da campanha mediana da equipe (12ª colocação), em seus 31 jogos pelo Brasileirão 2009 Ganso marcou oito gols, sendo o terceiro artilheiro da equipe, e deu quatro assistências. Foi ainda o segundo maior ladrão de bolas da equipe, com 45 desarmes.

No ano de 2010, foi campeão do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil, sendo eleito o craque da competição. Já considerado o melhor meia armador do futebol brasileiro e contanto com a boa fase do Santos o meia esteve em evidência na mídia, devido a suas boas atuações, e recebeu diversos elogios da crítica esportiva, por muitos o considerando melhor que Neymar pela técnica apurada, lançamentos com exímia precisão, dribles desconcertantes e visão de jogo inacreditável. Ao lado de Neymar foi um dos mais assediados do futebol brasileiro naquele ano chegando à Seleção Brasileira. Com a camisa 10, atuou na vitória sobre os Estados Unidos, em 10 de agosto. Foi apontado como o novo "maestro" dessa nova geracão. Mas em uma partida contra o Grêmio, realizada em 25 de agosto, no Estádio Olímpico, sofreu uma entorse no joelho esquerdo que ocasionou a ruptura do ligamento cruzado posterior.A previsão para recuperação foi de seis meses, e ele só voltaria a jogar em 2011.

Em 2011, após quase sete meses sem jogar, Ganso reestreou contra o Botafogo pelo Campeonato Paulista, no dia 12 de março. Mesmo após tanto tempo parado devido a uma cirurgia no joelho, o camisa 10 teve importante participação no primeiro gol e marcou o segundo na vitória por 2 a 1 do Santos. A equipe santista foi novamente campeã paulista como no ano anterior, vencendo o Corinthians na final. No jogo de ida contra os corintianos, em 8 de maio, Paulo Henrique sofreu mais uma lesão, não tão grave quanto a última.

A estreia de Ganso pela Copa Libertadores da América foi contra o time do Colo-Colo, do Chile, onde o Santos foi derrotado por 3 a 2 mesmo tendo iniciado o jogo vencendo com um belo gol de falta de Elano com menos de quinze minutos de bola rolando, neste jogo Ganso foi titular por quase toda a partida. Porém, após a já citada lesão contra o Corinthians perdeu boa parte da campanha do Santos rumo à final da Copa Libertadores da América de 2011, retornando apenas em 22 de junho, no segundo jogo da final contra o Peñarol, do Uruguai. No jogo, Ganso foi afetado pelo longo tempo sem jogar, mas participou da jogada do primeiro gol, marcado por Neymar, ajudando o Santos a vencer por 2 a 1 e sagrar-se campeão do torneio após 48 anos. Na estréia do Santos pelo Mundial de Clubes da FIFA, Ganso deu o passe para o gol de Neymar, abrindo o placar no jogo que terminaria 3 a 1 para o Santos, o que levaria a equipe a disputar a final com o Barcelona.

Já em 2012,nesse ano, as lesões e o relacionamento turbulento com a torcida santista atrapalharam um pouco tanto no Santos como na seleção,sendo explícito que ele já não era mais indispensável ao escrete canarinho. O meia começou a ser preterido por outros meias que vinham em melhor fase. Foi convocado para os Jogos Olímpicos de Londres pelo então técnico Mano Menezes, porém na condição de reserva, tendo a sua situação piorada por mais uma das muitas lesões que foram desencadeadas pelas operações em ambos os joelhos. Passou praticamente todo o torneio lesionado, vendo do banco o sucesso de outro jovem talento.

Então torcedor tricolor, não espere esse santos de até 2012. O cara, é sim o maestro de uma geração,tem ainda um dos melhores passes do futebol brasileiro, tem sim a capacidade de fazer qualquer meio campo jogar, se aproximar, fazer tabelas e deixar qualquer meio campo adversário na roda,víde a final contra o Flamengo.
Mas não cobrem intensidade por noventa minutos de um jogador que desde o início da carreira nunca foi intenso,sempre foi celebral, ele faz a bola correr, toca de primeira pra evitar vontato físico, e dificilmente chuta de longa distância 
Querem discutir PH Ganso, discutiremos até 2012. Quem quis Ganso como São Paulo, Sevilla,Amiens e agora Fluminense terá um jogador com as limitações de intensidade, de contato, de chutes de longa distância e de uma temporada jogando como todos os jogos,como o Conca em 2010. Quem conseguir olhar o PH Ganso como um jogador ainda útil, e que nesse meio campo limitado do nosso Fluzão ele é muito,mas muito diferenciado será menos frustrado e entenderá que ser útil não significa ser o foda do meio campo.

Espero de coração ter ajudado ao torcedor a entender, respeitar, não julgar, e até se compadecer com nosso Maestro. Porque acho que até o próprio deve ser um pouco frustrado com suas limitações.

PS: E quem de nós mesmo com toda essas limitações aparece em um clube como o Fluminense oferecendo R$ 400,000,00 pôr mês em um contrato de 5 anos ? Que atire a primeira pedra quem não aceitaria continuar tentando jogar.
Escrito por: Fábio Muniz ( Laranjeiras Rádio).




Postar um comentário

0 Comentários