Como profissional era Zagueiro, destro, com 1,87 de altura e sempre se impôs pelo físico e o futebol de contato, o famoso brucutu.
Teve seu início no futebol profissional no Fluminense de 71 a 76 revesando entre juvenil e profissional se firmando no profissional apenas em 1976, com uma passagem por empréstimo em 1973 pelo Figueirense.
De 71 a 76 no Fluminense ( ganhou 3 cariocas,duas taças Guanabaras e um torneio de verão)
De 76 a 79 jogou no Vasco ( ganhou uma taça Guanabara e um carioca)
Passou também por Paris Saint-Germain, Cruzeiro, Botafogo e Goytacaz, nesses sem títulos.
Teve também passagens pela seleção Brasileira entre 1971 a 1978.
Agora vamos ao que interessa: Treinador Abel Braga.
Iniciou no próprio Goytacaz, onde encerrou a carreira de jogador. Passou também por Botafogo, Rio ave, Vitória,Galícia, Internacional,Farmalicão, Belenense, Vitória de Setúbal, Vasco, atlético PR , Bahia, Coritiba, Paraná, Olimpique de Marseille, Atlético MG, Ponte Preta, Flamengo, Al-Jazira e Lugano. Com várias passagens por alguns desses clubes.
Títulos como treinador:
Santa Cruz: Campeão Pernambuco.1987.
Atlético PR: Campeão paranaense e copa Paraná em 1998.
Coritiba: Campeão paranaense em 1999.
Flamengo:Campeão carioca em 2004 e 2019.
Fluminense: campeão Brasileiro em 2012, campeão carioca em 2005, 2012 e 2022. Campeão da taça Guanabara em 2012 e 2022. Campeão da taça Rio em 2005. Troféu Luiz Penido em 2012.
Internacional: Mundial de clubes em 2016, copa libertadores em 2016 e campeonato Gaúcho em 2008 e 2014.
Al-Jazira: campeonato Emiradense 2010-11, copa do presidente 2010-11 e Etisalat Cup 2010.
Agora o que os números não mostram:
Abelão, como é mais conhecido, é um treinador que não consegue tirar muito de times sem recursos, invariavelmente seus títulos vem quando tem nas mãos times muito acima de seus adversários, exceto o Mundial de clubes com o Internacional, onde jogou por uma bala contra o poderoso Barcelona e com o gol do renegado Gabiru chegou ao título improvável.
Mas os títulos pelo Vasco, Flamengo, Fluminense, Botafogo, Internacional, Al-Jazira entre outros sempre foram com os melhores times do campeonato.
Abel coleciona fracassos, relembre:
Campeonato Brasileiro de 2005:
Como esquecer o Brasileiro de 2005 pelo Fluminense, faltando 10 rodadas para o fim precisávamos de um ponto para garantir a vaga na libertadores e conseguiu a façanha de perder os dez jogos seguidos
Copa do Brasil 2005:
Chegou a final da competição com uma equipe melhor e com a vantagem de decidir em casa, mas o jogo foi para são Januário já que o Maracanã não estava disponível. O time do abelão conseguiu perder para o Paulista de Jundiaí no primeiro jogo por 2 a 0 e não saiu do 0 a 0 no segundo jogo. Título do Jundiaí e decepção tricolor.
Copa do Brasil 2004:
Também favorito,um ano antes, com o time do Flamengo. Empatou com o Santo André fora de casa por 2 a 2 e em casa com o Maracanã lotado conseguiu ser derrotado por 2 a 0 e ficar mais uma vez com o vice da copa do Brasil.
"É melhor empatar de 0 a 0 que ganhar de 2 a 1"
Em 2013 Abel, na época no Fluminense, em um confronto diante do Olímpia pela libertadores da América, veio com a seguinte pérola" É melhor empatar de 0 a 0 que ganhar de 2 a 1". Moral da história, empatamos de 0 a 0 e perdemos de 2 a 1 e o tricolor foi eliminado.
Campeão Brasileiro de 2012 e libertadores 2013:
Abel tinha nas mãos um dos melhores times da competição e foi campeão com o nome do time da competição sendo o sistema defensivo. Conseguiu no ano seguinte também sendo o favorito sair da libertadores em casa para o Boca Júnior com o time todo desfalcado por ter priorizado o campeonato carioca contra o Botafogo e mesmo vencendo o primeiro jogo por 4 a 1 foi com o time titular para o segundo jogo e pegando o Boca Júnior três dias depois com vários desfalques.
Abel tem sim,todo o meu respeito. Mas nunca foi um treinador de ponta como muitos torcedores e boa parte da imprensa tentam vender. Treinador com conceitos ultrapassados e com dificuldades para as modernidades e evolução do futebol.
Abel desde que ganhou o mundo com o Internacional contra o Barcelona,onde venceu com sua cabeça e jogando por uma bola joga sempre no erro do adversário, acredito que esse título fez muito mal a sua carreira no que diz respeito a conceitos do jogo.
Então torcedor com tudo na mesa, tire suas conclusões sobre nosso treinador e fiquem com Deus.
Por: Fabio Muniz.
0 Comentários